terça-feira, 7 de agosto de 2012

Vasco Gaspar e Daniela Pinto vencem em Sines

A 9ª Prova de Mar Baía de Sines, competição de Águas Abertas organizada pelo Clube de Natação do Litoral Alentejano, realizou-se este ano na manhã do dia 5 de Agosto, como sempre na Praia Vasco da Gama e resultou num enorme sucesso desportivo e de convívio. Foram 98 os atletas que desafiaram as sempre frias águas de Sines (este ano com uma temperatura que rondava os 17,5 graus) distribuídos pelas três distâncias: 400m, 1000m (ambas provas de divulgação) e 2500m (prova oficial).

2500m - Vasco Gaspar (SFUAP) venceu pela primeira vez em Sines, ao percorrer a distância em 27:03,54 minutos, após uma chegada algo atribulada com Gustavo Santa (Sporting), que resultou na desclassificação do ex-atleta do CNLA. Na 2ª posição chegou Mário Bonança (Sporting) e em 3º lugar André Marinho (SFUAP). Em femininos a vitória foi para Daniela Pinto (Vitória de Guimarães), que gastou 28:12,86 a percorrer as duas voltas de 1250m à Baía de Sines e repetiu assim o triunfo de 2009. Em 2º lugar chegou a vencedora de 2011, Leonor Neves (Sporting), e na 3ª posição Júlia Lopes (SCALABISPORT). Quanto aos atletas do CNLA em prova, no sector masculino, David Gorgulho foi o 9º classificado (1º em Masters A/B), Rodrigo Costa 13º (1º em Masters C/D), Rogério Tavares 14º (10º em Juniores/Seniores) e Gil Gonçalves 18º (3º em Infantis/Juvenis). Em femininos, a melhor do CNLA foi Maria Marques em 6º lugar (5ª em Juniores/Seniores), Débora Patrocínio 10ª (7ª em Juniores/Seniores), Andreia Lopes 12ª (8ª em Juniores/Seniores) e Isabel Cansado 16ª (2ª em Masters E/F). O CNLA sagrou-se vencedor por equipas, repetindo assim o triunfo do ano transacto. A prova de 2500m contou com a participação de 51 nadadores.

1000m - A prova contou com 28 participantes e a vitória sorriu a Diogo Pinto, que venceu por muito pouco Rui Brito, com o 3º lugar a pertencer a Pedro Videira. Em femininos, o triunfo sorriu a Ana Sara Oliveira, seguida de Mariana Guerreiro e Ana Rute Pereira.
400m - Foram 19 os nadadores que participaram na distância mais pequena, que foi dominada por Nélson Malheiros, que se superiorizou a André Santos e a Jaime Costa (ex-atleta do CNLA que nunca perde a oportunidade de vir nadar a Sines). Em femininos, a vitória foi para Ana Raquel Pereira, o 2º lugar para Íris Rola e a 3ª posição para Daniela Santos. Mesmo não havendo alusão aos clubes nas provas de divulgação, de referir que Rui Brito e Mariana Guerreiro (1000m), e Nélson Malheiros e Íris Rola (400m) são atletas do CNLA e conseguiram lugares de destaque.

Após a competição realizou-se o tradicional almoço no Salão do Povo em Sines, que fez as delícias de cerca de 230 pessoas, entre atletas, familiares, acompanhantes, árbitros, massagistas e outros convidados. A ocasião serviu também para sortear prémios oferecidos pela AQUALOJA, que à semelhança do ano passado se associou ao CNLA nesta competição. Quem também deu uma preciosa colaboração foi a Estética/Terapêutica "Essência Azul", com massagens na praia para os atletas antes e depois da prova. A 9ª Prova de Mar Baía de Sines contou ainda com os apoios determinantes da Associação de Natação do Distrito de Santarém, Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Sines, RESGATE - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, Bombeiros Voluntários de Sines, Administração do Porto de Sines e Capitania do Porto de Sines, entre outras entidades que colaboraram e fizeram da competição mais um grande sucesso desportivo e de convívio. Para o ano... 10ª edição!
-
- FOTOS (cortesia Lemon Rodrigues e C. M. Sines)

8 comentários:

Anónimo disse...

Não consigo abrir os resultados :/

CNLA disse...

Diga-nos o seu e-mail e enviamos-lhe os resultados logo que possível.

Anónimo disse...

obrigado

Anónimo disse...

boa prova, bem organizada e melhor almoço.
CNLA parabéns merecidos.

Anónimo disse...

Não é referido nos agradecimentos, mas é de salientar tal como todas as instituições que ajudaram para o grande êxito desta prova, o agradecimento a todos os pais, amigos e etc que trabalharam com grande entusiasmo quer na montagem de toda a extretura na praia, quer na realização do belíssimo almoço, parece-me que sem esta preciosa ajuda o grande êxito desta prova não teria sido tão grande.

Unknown disse...

Caro anónimo das 12:18, sem querer isentar o CNLA de qualquer culpa nesta matéria de agradecimentos, posso informa-lo que no final do almoço o David Gorgulho agradeceu em nome do clube fazendo referência expecificamente ao grupo de trabalho "nos bastidores da prova" sem o qual nada daquilo seria possível.
Dulce

Anónimo disse...

Cabem-me alguns comentários em nome da verdadeira festa desportiva que se pretende que aconteça aqui em Sines. Em eventos como este, em para além dos prémios monetários aos melhores na prova de 2.500m, nos escalões absolutos femininos e masculinos, pergunto-me porque se juntam escalões na altura de se atribuírem prémios que servem apenas de incentivo? Todos sabemos que por exemplo para os Master existem escalões (A a J), em que muitas das vezes não estão inscritos atletas em todos eles, mas fará sentido não premiar jovens atletas que ficaram de fora porque se juntaram escalões, como é o caso dos Seniores com os Juniores? Lembro, que assistimos à repetição das mesmas presenças em dois pódios (nos Absolutos e depois nos Seniores/Juniores), e por isso ficaram de fora valores que esta modalidade não se pode dar ao luxo de não homenagear. Todos sabemos também, que os prémios monetários são um chamariz para atletas de renome, mas porque a festa é feita com todos se criaram medalhas e pódios para “quase todos”, cabendo-me por isso sugerir que este critério seja revisto, uma vez que também os Juvenis puderam ter pódio. Foi com constrangimento que presenciei a tristeza de vários atletas presentes e por isso não posso deixar de fazer esta sugestão a que a sensatez da minha idade recomenda, cabendo-me ainda uma homenagem aos atletas que não foram medalhados no contexto do regulamento desta prova: FEMININOS: Clara Marques (3º lugar-escalão Seniores femininos); e no escalão Juniores femininos- Júlia Mallen (2º lugar), e a Debora Patrocínio (3º lugar); MASCULINOS: Escalão Juniores-João Baeta (1º lugar) e Ivo Lopes (2º lugar).
Antónia Perestrello

CNLA disse...

Cara Antónia Perestrello:

Sugestão registada e vai de certeza ser tida em linha de conta aquando da elaboração do regulamento da prova para 2013.

Obrigado pelo seu contributo e saudações desportivas!