quarta-feira, 1 de abril de 2015

Piscinas Municipais de Sines vão receber Campeonato do Mundo de Piscina Curta em 2016!

A grande notícia foi anunciada hoje pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), em Coimbra, no 1º dia dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores, Seniores e Absolutos: as Piscinas Municipais Carlos Manafaia, em Sines, vão receber, entre os dias 7 e 11 de Dezembro de 2016, os Campeonatos do Mundo de Piscina Curta, que estavam inicialmente marcados para a cidade de Windsor (Ontario), no Canadá. Depois do Multinations Youth Meet realizado no passado fim-de-semana no Jamor, eis que Portugal volta a estar de novo na rota dos grandes eventos internacionais!
 
 
A Federação Canadiana de Natação comunicou à Federação Internacional de Natação (FINA), na semana passada, que por razões económico-financeiras teria de abdicar desta grande competição, sendo que a FPN e a Câmara Municipal de Sines - que têm vindo a estreitar relações desde o Campeonato Nacional de Águas Abertas em 2014 - apressaram-se a chegar a acordo para apresentar uma forte candidatura junto da organização que tutela a Natação a nível mundial. "É um orgulho poder receber os melhores nadadores do Mundo em Portugal. As Piscinas de Sines estão entre as melhores do país. Com os ajustes que vão ser feitos na infraestrutura, estarão reunidas todas as condições para uma competição de alto nível", congratula-se António Silva, Presidente da FPN, que prevê, para os próximos anos, que "algumas das mais importantes competições nacionais voltem a realizar-se em Sines, à semelhança daquilo que já aconteceu em Dezembro de 2008, com os Campeonatos Nacionais de Clubes da 1ª e 2ª Divisão. Será importante rentabilizar o investimento que vai ser feito na piscina", conclui.
 
Já o Presidente da CM Sines, Nuno Mascarenhas, enquadra a vinda de mais uma grande competição para o Município "na política que estamos a desenvolver no âmbito da recepção de grandes competições nacionais e internacionais". As Piscinas Municipais de Sines terão de ser alvo de uma remodelação para receber uma competição desta envergadura, mas o plano já está delineado: "temos de ampliar o espaço da piscina em si, com a construção das pistas 0 e 9, bem como o espaço envolvente para ampliação das bancadas fixas e instalação de bancadas amovíveis para o evento. As salas para a imprensa, controlo anti-doping, salas de aquecimento, piscina de recuperação e outros espaços também serão tidos em linha de conta", afirma Nuno Mascarenhas, que fala de uma "oportunidade de ouro para Sines, para o seu Desporto, mas também para a economia local", sendo de prever que o impacto financeiro da competição vá bastante além do Município de Sines e se estenda aos concelhos limítrofes. 
 
"Será tudo supervisionado pela FINA, para que fique dentro daquilo que é exigido. Há muitos pormenores a ter em conta. Procuraremos ser rápidos com as obras, para não prejudicarmos os nossos utentes, nem a equipa de competição do CNLA", garante o Presidente da CMS. A remodelação deverá começar no período de férias deste ano, em Agosto, e grande parte do investimento (cujo montante ainda não foi revelado), vai sair dos cofres do Estado.

Sem comentários: