segunda-feira, 16 de março de 2015

Algés vence 3º Torneio de Masters do Litoral Alentejano

Nove Recordes Nacionais
abrilhantam grande dia competição e convívio!

O regresso do Torneio de Masters do Litoral Alentejano, na sua 3ª edição, não defraudou as expectativas e as Piscinas Municipais de Sines receberam, na manhã do dia 7 de Março, um bonito espectáculo, que espelhou bem aquilo que é a essência da natação master e que contou com um total de 131 atletas e 27 clubes, um recorde de participação por larga margem. A competição organizada pela Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), com os apoios da C. M. Sines, J. F. Sines, Associação de Natação do Alentejo, Resgate e Aqualoja, foi histórica para a equipa “da casa”, que apresentou igualmente um número recorde de 13 atletas em prova: Susana Mateus, Marina Pedro (um regresso da ex-atleta e ex-técnica do clube), Carmen Malheiros (em estreia absoluta no clube e em competições!), Isabel Cansado, Tiago Telo, Jaime Costa, David Gorgulho, Ricardo Silvestre, Ricardo Clemente, Rodrigo Costa, Marco Vantaggiato, Óscar Malheiros e José Carlos Rosa.
 
 
A equipa do Sport Algés e Dafundo confirmou o seu favoritismo e venceu a classificação colectiva com 444 pontos, recebendo a Taça “Germano da Velha”, num momento emotivo que contou com presença da viúva do ex-atleta e ex-técnico do CNLA, que entregou o prémio à equipa algesina, numa sentida homenagem que fez com que todos os presentes nas Piscinas Municipais de Sines aplaudissem de pé o momento e recordassem o sorriso contagiante de uma pessoa muito querida entre a “comunidade master. Seguiu-se a equipa dos Salesianos de Lisboa (258 pontos) e o CNLA (219) ocupou o 3º lugar do pódio, um bom resultado a nadar “em casa”.

A competição permitiu ao público observar de perto alguns dos melhores nadadores nacionais Masters, com a presença de vários recordistas nacionais e de nadadores medalhados em competições internacionais. Destaque para os nove recordes nacionais obtidos, todos eles através de atletas do Algés. Neste capítulo, Ana Maria Ferreira (Escalão I, 65-69 anos) foi a grande animadora da manhã, com cinco novos máximos nacionais: 200 Livres (3:08.86), 400 Livres (6:23.09), 50 Costas (50.81), 100 Costas (1:45.77) e 50 Bruços (55.80). Orlando Bairrada (Escalão K, 70-74 anos) estabeleceu novos recordes nos 50 Mariposa (41.76) e 100 Mariposa (1:42.65); Isabel Raimundo (Escalão K, 75-79 anos) fixou um novo máximo nos 50 Livres (52.08) e Alberto Vaz Correia (Escalão H, 60-64 anos) conseguiu igual feito na mesma distância (31.07). De sublinhar ainda os nadadores que obtiveram as melhores performances em cada um dos escalões: escalão A – Joana Oliveira (Salesianos) e Nuno Nolasco (Ginásio Clube Português); escalão B – Mónica Peixe (Colégio Monte Maior) e Rui Martins (Ginásio Clube Português); escalão C – Isabel Figueira (Louletano) e Ricardo Clemente (CNLA); escalão D – Luísa Agante (Ginásio Clube Português) e Jean Testagrossa (Salesianos); escalão E – Carla Lenzi (Algés) e James Marshall (Futebol Clube Ferreiras); escalão F – Maria Luísa Oliveira (Académica) e Jorge Faria (Algés); escalão G – Ana Relvas (Académica) e Vítor Mavioso (Algés); escalão H – Luísa Pintão (Estoris) e Alberto Vaz Correia (Algés); escalão I – Ana Maria Ferreira (Algés) e Luís Viegas (Algés); escalão J – Luís Salgueiro (Algés); escalão K – Isabel Raimundo (Algés) e António Rodrigues (Académica); escalão M – Leonel Gomes (Algés). Este último atleta, a par de Nair Sá (Estoris), receberam o “Prémio Carreira”, para os atletas mais velhos em competição, nascidos respectivamente em 1930 e 1939. O prémio “Somos Muitos”, destinado à equipa com mais atletas em competição, foi para o Sport Algés e Dafundo.
 
 
No CNLA, todos os nadadores se apresentaram especialmente motivados e deram boa conta de si nas suas provas. No sector feminino, grande destaque para a primeira estafeta que o CNLA apresentou em competições de Masters, com o quarteto formado por Susana Mateus, Isabel Cansado, Marina Pedro e Carmen Malheiros, que ao completarem os 4x50 Estilos (ainda por cima com uma vitória!) ganharam um merecido lugar na História do CNLA. Em termos individuais, de sublinhar a boa estreia em competições oficiais de Carmen Malheiros, bem como para a estreia em competições masters de Susana Mateus e Marina Pedro. No sector masculino, nota de realce para os regressos após lesão de Jaime Costa e Rodrigo Costa, bem como para Ricardo Clemente, que foi o único atleta do clube a conseguir subir ao pódio em termos individuais, ao vencer o prémio para a melhor performance no escalão C (35-39 anos). Os atletas do CNLA conseguiram um total de 13 vitórias ao longo da manhã: Susana Mateus (Master-A), nos 400 Livres e 100 Estilos; Carmen Malheiros (Master-B) nos 400 Livres; Marco Vantaggiato (Master-D) nos 400 Livres; David Gorgulho (Master-B) nos 50 Mariposa e 50 Livres; Ricardo Clemente (Master-C) nos 50 e 100 Bruços; Isabel Cansado (Master-F) nos 50 Livres; Rodrigo Costa (Master-C) nos 100 Mariposa; a já referida estafeta de 4x50 Estilos feminina (grupo 2); a estafeta masculina de 4x50 Estilos (grupo 2), composta por Tiago Telo, Ricardo Clemente, Jaime Costa e Óscar Malheiros; e a estafeta masculina de 4x50 Estilos (grupo 3), com David Gorgulho, Ricardo Silvestre, Marco Vantaggiato e José Carlos Rosa.

O balanço organizativo e desportivo foi muito positivo e o dia foi carregado de momentos emotivos, transmitidos por atletas que são autênticas referências na modalidade ao nível da perseverança, da vida saudável e da dedicação à natação e ao desporto, transportando consigo uma mensagem de saúde e bem-estar muito importante para as gerações mais novas. O CNLA organizou, no final das provas, um almoço-convívio com animação durante a tarde, que contou com a presença de quase 200 participantes e com uma notável colaboração de familiares e amigos do CNLA, que tornaram possível o sucesso da iniciativa.
 

Sem comentários: