quinta-feira, 17 de março de 2016

12 Recordes Nacionais e Algés repete triunfo em Sines

As Piscinas Municipais de Sines voltaram a receber, na manhã do dia 5 de Março, um bonito espectáculo, com a realização do 4º Torneio de Masters do Litoral Alentejano. A prova espelhou bem aquilo que é a essência da natação master e contou com um total de 144 atletas e 29 clubes, um recorde de participação por larga margem. A competição organizada pela Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), com os apoios da C. M. Sines, J. F. Sines, Associação de Natação do Alentejo e Resgate, foi histórica para a equipa “da casa”, que apresentou igualmente um número recorde de 14 atletas em prova: Susana Mateus, Marina Pedro, Carmen Malheiros, Isabel Cansado, Ivo Margarido, Jaime Costa, Mauro Inácio, David Gorgulho, Rodrigo Costa, Marco Vantaggiato, António Mestre (em estreia absoluta nos Masters!), Óscar Malheiros, José Costa e José Carlos Rosa.

 
A equipa do Sport Algés e Dafundo confirmou o seu favoritismo e voltou a vencer a classificação colectiva com 352 pontos, recebendo a Taça “Germano da Velha”, que homenageia o ex-atleta do clube e figura muito querida da natação nacional, falecido há dois anos. Seguiu-se a equipa da casa, o CNLA (161 pontos), e o último lugar do pódio foi para os Salesianos de Lisboa (139 pontos), uma inversão de posições em relação ao ano passado.
 
A competição permitiu ao público observar de perto alguns dos melhores nadadores nacionais Masters, com a presença de vários recordistas nacionais e de nadadores medalhados em competições internacionais. Destaque para os doze recordes nacionais obtidos: Ana Maria Ferreira - Algés (escalão I, 65-69 anos), nos 100 Mariposa e 100 Estilos; Leonel Gomes – Algés (escalão M, 85-89 anos), nos 50 Livres e 50 Costas; Paulo Carvalho – SFUAP (escalão G, 55-59 anos), nos 50 Costas e 50 Mariposa; Alberto Correia – Algés (escalão H, 60-64 anos), nos 50 Livres; Vítor Mavioso (escalão H, 60-64 anos), nos 100 Costas); Jean Testagrossa – Salesianos (escalão E, 45-49 anos) nos 50 Bruços; José Duarte – Sporting (escalão F, 50-54 anos), nos 50 Bruços; António Bessone Basto (escalão J, 70-74 anos), nos 100 Estilos; e a atleta “da casa”, Susana Mateus – CNLA (escalão A, 25-29 anos), nos 50 Costas (32.20), tempo obtido no primeiro percurso da estafeta feminina de 4x50 Estilos, que fechou com chave de ouro o dia de provas!



De sublinhar ainda os nadadores que obtiveram as melhores performances em cada um dos agrupamentos de escalões: A/B – Susana Mateus (CNLA) e Nuno Nolasco (Ginásio Clube Português); C/D – Maria João Rocha (Gesloures) e Rodrigo Costa (CNLA); E/F – Carla Lenzi (Algés) e Jean Testagrossa (Salesianos); G/H – Luisa Pintão (A. N. Estoris) e Paulo Carvalho (SFUAP); I/J – Ana Maria Ferreira (Algés) e António Bessone Basto (Algés); e K/L/M – Isabel Raimundo (Algés) e Leonel Gomes (Algés). Estes dois últimos atletas receberam o “Prémio Carreira”, para os atletas mais velhos em competição, nascidos respectivamente em 1940 e 1930. O prémio “Somos Muitos”, destinado à equipa com mais atletas em competição, foi para o Sport Algés e Dafundo.

No CNLA, todos os nadadores se apresentaram especialmente motivados e deram boa conta de si nas suas provas. Grande destaque para o já referido Recorde Nacional obtido por Susana Mateus nos 50 Costas, bem como para o total de 12 vitórias alcançadas ao longo da manhã, às quais se juntaram 18 lugares de pódio. De sublinhar ainda a estreia absoluta de António Mestre em competições pelo CNLA.

O balanço organizativo e desportivo foi muito positivo e o dia foi carregado de momentos emotivos, transmitidos por atletas que são autênticas referências na modalidade ao nível da perseverança, da vida saudável e da dedicação à natação e ao desporto, transportando consigo uma mensagem de saúde e bem-estar muito importante para as gerações mais novas. O CNLA organizou, no final das provas, um almoço-convívio com animação durante a tarde, que contou com a presença de quase 200 participantes e com uma notável colaboração de familiares e amigos do CNLA, que tornaram possível o sucesso da iniciativa.
 

Sem comentários: