segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Entrevista com João Mendes – técnico do CNLA
“O CNLA é uma ‘máquina’
que não pára”
-----
Numa altura em que a natação portuguesa arranca para mais uma época competitiva, também o CNLA se encontra a "aquecer os motores" para os grandes desafios que se apresentam à equipa em 2008/2009. Impunha-se ouvir o "comandante das tropas", o homem que tem sido o cérebro das grandes conquistas do clube nas três temporadas transactas. João Mendes (JM), o técnico principal do CNLA, aceitou comentar o passado, o presente e o futuro da equipa, falou das suas alegrias, tristezas, projectos, sonhos e de tudo aquilo que envolve o quotidiano do clube, sem fugir a nenhuma questão e com um discurso ambicioso, confiante e ganhador. À sua imagem. Vale a pena ler na íntegra!
--------
CNLA: Terminou a sua 3ª época aos comandos dos destinos do CNLA. O que veio encontrar no clube? Pontos fortes e fracos?
JM:
No CNLA encontrei uma família, pela qual tenho muito carinho e apreço. Saliento como pontos fortes a determinação do clube em evoluir a natação portuguesa, a formação desportiva dos nossos atletas e a concretização de resultados. Quanto a fraquezas, centram-se nas escassas condições de treino em piscina olímpica e uma fraca utilização de espaços desportivos que são essenciais para um melhor desenvolvimento e progressão da equipa.
------
CNLA: Ao longo de três anos muitas foram as alegrias, mas também houve algumas frustrações. Qual o balanço global deste desafio que enfrentou? É capaz de nomear os melhores e os piores momentos como técnico principal do CNLA?
JM:
O balanço global é positivo, O CNLA é uma "máquina" que não pára, este é o nosso lema... São exemplo disso os nossos atletas, técnicos, dirigentes, pais, amigos e apoiantes. Foram 3 anos de glória e vitórias. E até mesmo superação dos nossos objectivos. Os melhores momentos para mim foram sem dúvida alguma ter visto crescer os atletas acompanhando-os ao longo destes três anos, os laços de amizade que criei são muito fortes, tão fortes que nunca desisto e dou tudo o que posso pelos atletas. Os piores momentos que vivi foram o abandono e saída do clube por alguns atletas.

------

17 comentários:

Anónimo disse...

Boas perguntas
Boas respostas

Ambição e realisamo qb

Parabens ao treinador e atletas que têm afirmado o CNLA cada vez mais a nível nacional.

Anónimo disse...

espectacular entrevista. grande mendes acreditamos em ti

Anónimo disse...

Uma pessoa por quem tenho muito respeito.

Obrigado por tudo o q me ensinou e ainda irá ensinar.

Grande abraço Mendes

Anónimo disse...

para alem de um grande amigo um grande treinador que acredita sempre no impossivel.
o pouco que consegui fazer ate hoje, os resultados e tudo o que aprendi deve-se muito ao facto de este senhor da natação acreditar muito em todos nós.

obrigado por tudo e espero ainda vir a poder aprender e a evoluir mais contigo mendes.

abraço brother

GONÇALO PLÀCIDO

Anónimo disse...

Quando eu pensava que já não ia conseguir evoluir mais, houve alguém que me fez acreditar, puxou por mim, motivou-me e... todas as épocas tenho melhorado! Grande amigo e companheiro. E sem dúvida um grande treinador.

Um abraço, muito obrigado por tudo e muita motivação para o futuro!

Anónimo disse...

Big Mendez!

Não há dúvidas que tens vindo a desenvolver um grande trabalho e um grande grupo, prova disso está nos resultados a todos os niveis!e pá.. juntando a amizade e respeito com a dedicação e ambição tornou-me um atleta mais forte.

Obrigado MendAÇO! =p

A.Pacheco

Anónimo disse...

Obrigado JM.
És a prova que vale sempre a pena acreditar nas pessoas.
Felicidades p/ a tua vida pessoal e profissional.
Conta connosco.
Contamos contigo.
Dulce

Anónimo disse...

o mlhor treinador nao o vou esquesse.

abraços
Sidney

Anónimo disse...

É repetitivo, mas é sentido: Sem dúvida alguma um excelente treinador, que para além de motivar e fazer revelarem-se resultados, também compreende o que os atletas sentem. Obrigada por tudo Mendes, nunca vou esquecer toda a paciência e persistência que tiveste comigo.

Anónimo disse...

GRANDE JOAO MENDES ESTAMOS TODOS GRATOS PELO TRABALHO QUE TENS FEITO NO CNLA... CONTINUA ASSIM

Anónimo disse...

TANTOS ELOGIOS
BOM TRABALHO???

Os resultados não é tudo

Entendam como quiserem entender

Anónimo disse...

Tantos elogios, bem merecidos e trabalho bem apresentado!
Grande Mendes

Anónimo disse...

Não há melhor reconhecimento que o elogio do atleta, é isso que eu entendo.
De facto os mesmos atletas comprovam que os resultados não "são" tudo. Penso que o mote deste blogue fala numa certa viagem... correcto? Muitos km dentro e fora de água e na formação de pessoas mais conscientes.
Muita força para este início de época, mesmo com estes percalços de "falta de água" :)
Abraços.

Anónimo disse...

Este tinha ficado pendurado:

Um sopro de força e coragem ao treinador Mendes, Danilo e Roger e a toda a equipa (incluo ATLETAS, pais, dirigentes, tios, irmãos, primos...), que fazem com que o Litoral Alentejano figure no mapa nacional.
Neste início de época deixo o meu reconhecimento aos patrocinadores, sobretudo pelo seu amor ao desporto, CMSines pelas instalações e mais recentemente a CMSantiago que abriu as portas da piscina às 6h da manhã recebendo um CNLA com poucas alternativas de treino.
Ao Mendes, Danilo e Roger pela preserverança e dedicação ao clube, aos atletas pela camaradagem, compreensão e esforço, aos meus kadetes (agora tb infantis!) por serem uns doces e pela excelente progressão, à nova direcção pela continuidade do trabalho e espírito progressista e de sacrifício.
Um bem haja aos pais que conseguem acompanhar os filhos em todos os momentos - esta vida não é fácil... mesmo para quem assiste da bancada, mas as recompensas deixam-nos um sorriso que perdura na semana.
Abraços aos amantes da natação.

Anónimo disse...

VOLTA MENDES, KISTO PRECISA MUITO DE TI.EM TODOS OS ASPETOS.

SINES, 02 DE JUNHO DE 2012

Anónimo disse...

é mesmo tenho bué saudades...até das desandas...

Anónimo disse...

Confirma-se cada vez mais a falta do Mendes, (ou outro parecido) o CNLA mais parece um barco à deriva...
Que falta de profissionalismo.