A 9ª Prova de Mar Baía de Sines, competição de Águas Abertas organizada pelo Clube de Natação do Litoral Alentejano, realizou-se este ano na manhã do dia 5 de Agosto, como sempre na Praia Vasco da Gama e resultou num enorme sucesso desportivo e de convívio. Foram 98 os atletas que desafiaram as sempre frias águas de Sines (este ano com uma temperatura que rondava os 17,5 graus) distribuídos pelas três distâncias: 400m, 1000m (ambas provas de divulgação) e 2500m (prova oficial).

2500m - Vasco Gaspar (SFUAP) venceu pela primeira vez em Sines, ao percorrer a distância em 27:03,54 minutos, após uma chegada algo atribulada com Gustavo Santa (Sporting), que resultou na desclassificação do ex-atleta do CNLA. Na 2ª posição chegou Mário Bonança (Sporting) e em 3º lugar André Marinho (SFUAP). Em femininos a vitória foi para Daniela Pinto (Vitória de Guimarães), que gastou 28:12,86 a percorrer as duas voltas de 1250m à Baía de Sines e repetiu assim o triunfo de 2009. Em 2º lugar chegou a vencedora de 2011, Leonor Neves (Sporting), e na 3ª posição Júlia Lopes (SCALABISPORT). Quanto aos atletas do CNLA em prova, no sector masculino, David Gorgulho foi o 9º classificado (1º em Masters A/B), Rodrigo Costa 13º (1º em Masters C/D), Rogério Tavares 14º (10º em Juniores/Seniores) e Gil Gonçalves 18º (3º em Infantis/Juvenis). Em femininos, a melhor do CNLA foi Maria Marques em 6º lugar (5ª em Juniores/Seniores), Débora Patrocínio 10ª (7ª em Juniores/Seniores), Andreia Lopes 12ª (8ª em Juniores/Seniores) e Isabel Cansado 16ª (2ª em Masters E/F). O CNLA sagrou-se vencedor por equipas, repetindo assim o triunfo do ano transacto. A prova de 2500m contou com a participação de 51 nadadores.

1000m - A prova contou com 28 participantes e a vitória sorriu a Diogo Pinto, que venceu por muito pouco Rui Brito, com o 3º lugar a pertencer a Pedro Videira. Em femininos, o triunfo sorriu a Ana Sara Oliveira, seguida de Mariana Guerreiro e Ana Rute Pereira.
400m - Foram 19 os nadadores que participaram na distância mais pequena, que foi dominada por Nélson Malheiros, que se superiorizou a André Santos e a Jaime Costa (ex-atleta do CNLA que nunca perde a oportunidade de vir nadar a Sines). Em femininos, a vitória foi para Ana Raquel Pereira, o 2º lugar para Íris Rola e a 3ª posição para Daniela Santos. Mesmo não havendo alusão aos clubes nas provas de divulgação, de referir que Rui Brito e Mariana Guerreiro (1000m), e Nélson Malheiros e Íris Rola (400m) são atletas do CNLA e conseguiram lugares de destaque.

Após a competição realizou-se o tradicional almoço no Salão do Povo em Sines, que fez as delícias de cerca de 230 pessoas, entre atletas, familiares, acompanhantes, árbitros, massagistas e outros convidados. A ocasião serviu também para sortear prémios oferecidos pela AQUALOJA, que à semelhança do ano passado se associou ao CNLA nesta competição. Quem também deu uma preciosa colaboração foi a Estética/Terapêutica "Essência Azul", com massagens na praia para os atletas antes e depois da prova. A 9ª Prova de Mar Baía de Sines contou ainda com os apoios determinantes da Associação de Natação do Distrito de Santarém, Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Sines, RESGATE - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, Bombeiros Voluntários de Sines, Administração do Porto de Sines e Capitania do Porto de Sines, entre outras entidades que colaboraram e fizeram da competição mais um grande sucesso desportivo e de convívio. Para o ano... 10ª edição!
-
- FOTOS (cortesia Lemon Rodrigues e C. M. Sines)