quinta-feira, 10 de abril de 2008

Entrevista com RUI PLÁCIDO
--
O nosso pedido de desculpas pelo facto da entrevista de Março sair apenas em Abril, não foi mesmo possível pois a administração do blogue tem estado muito ocupada. Mas apetece dizer que valeu a pena esperar, uma vez que o resultado final foi muito bom. Especialmente para os mais novos, leiam esta entrevista com o Master Rui Plácido (RP), ele que foi um dos melhores nadadores do estilo “Livres” da década de 90 no sul do país, tendo alcançado resultados entre os cinco primeiros nos Nacionais de Juvenis e Juniores, para além das dezenas de títulos e recordes regionais ao longo da sua carreira e de ter sido Campeão Nacional Universitário. Num regresso muito saudado à competição em 2007, o atleta foi bicampeão nacional nas estafetas de 4x50m Livres e 4x50m Estilos. No domínio profissional, Rui Plácido é professor na Universidade do Algarve (Faro). A não perder esta entrevista, que nos mostra muito bem a forma positiva e determinada com que deve ser encarado o desporto e... a vida!
-------------
Nome completo: RUI Miguel Pereira PLÁCIDO Raposo
Altura/peso: 1,81 m; 69 Kg
Data/local de nascimento: 09-03-1980 (28 anos)/ Sines
Signo: Peixes (Claro!)
----------
CNLA - O ano passado regressaste à competição integrando a equipa de Masters do CNLA. Como foi esse regresso e qual é o peso deste nosso desporto na tua vida?
RP - O Regresso… foi este ano! Ou melhor… é este ano que o estou a sentir. É verdade que foi no ano passado, resultado de inúmeras pressões da Família da Natação… aliado ao “bichinho” da água, que voltei finalmente à piscina. Mas, praticamente foram só cinco treinos e uma prova… o Campeonato Nacional Masters. O resultado está à vista. Acordaram o monstro e eu já não consegui sair mais de dentro de água! E este é o peso, para responder à segunda parte da pergunta, da Natação na minha vida… mistura-se com ela!
-----------
CNLA - Entregaste-te de corpo e alma ao "Projecto Masters" do clube. Como tem sido esta aventura? Qual a tua opinião global sobre esta vertente da natação?
RP: A aventura tem sido isso mesmo… uma aventura! A começar por todas as dificuldades para treinar, passando pelas dificuldades em recuperar…quando consigo treinar! Mas o melhor de tudo sem dúvida tem sido recuperar o espírito e os momentos únicos, que já não me lembrava possíveis, e que só se vivem no Mundo da Natação!
------

5 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida uma entrevista de um grande Senhor, parabéns Rui , és uma grande referência para o CNLA, todos, atletas, pais, dirigentes a devem ler.
Tem muitos ensinamentos para os jovens, que têm actualmente muita dificuldade em conciliar a vida desportiva com a académica.
Um grande obrigado... continua!

Anónimo disse...

Parabéns Rui a tua entrevista devia ser lida por toda a população de Sines, para muitas pessoas compreenderem o esforço que se tem de fazer para se conseguir aquilo que se quer.

Chu disse...

Grande Rui
Esta entrevista é uma razão de motivação para muitos
O "bichinho" nunca desaparece mesmo, mesmo com lesões em cima ;]

david gorgulho disse...

Grande entrevista, excelente leitura para os mais novos. Um grande amigo e um exemplo de determinação e garra para todos. Bora lá dar cabo daquilo na Austrália!! :)

Plácido disse...

Muito obrigado a todos pelos comentários!!!

Queria também aproveitar, agora que regressámos do Mundial na Austrália, para agradecer a força que fomos recebendo e que todos os dias nos chegava de Portugal!

Esta excelente prestação foi o espelho do trabalho, esforço e dedicação de todos nós, mas reflete sobretudo o apoio e confiança que nos dedicaram.

Muito obrigado a todos os que acreditaram. Continuem connosco. Juntos vamos chegar ainda mais longe.

Beijos, abraços...
...muitas e boas braçadas!

Rui Plácido