À atleta Joana Santa e ao treinador João Mendes, o CNLA endereça os merecidos Parabéns, desejando um bom estágio a ambos, bem como aos restantes atletas portugueses.
-----------
Comunicado FPN - Convocatória para o LEN OW Training Camp
domingo, 28 de setembro de 2008
sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O final da temporada de Águas Abertas é já no dia 28 de Setembro (domingo) e há muitos motivos de interesse para a Travessia dos Templários (Ilha do Lombo/Serra - Tomar): a competição constitui a última etapa pontuável para o Circuito Nacional de Águas Abertas (CNAA) e para o Circuito de Travessias Vale do Tejo. Para além disso e à semelhança do ano passado, vai estar em disputa o Campeonato Nacional de 5 Km. O CNLA apresenta-se na competição com vários estreantes na distância e são 17 os nadadores que vão estar em prova, um número bastante considerável. Para além da "distância-rainha" o CNLA vai ainda marcar presença com três atletas na prova de 1500m.
Atletas convocados:
Femininos (5000m): Mª Clara Marques, Ana Catarina Mateus, Inês Margarido, Ana Cordeiro, Joana Santa, Filipa Afonso e Marina Pedro.
Masculinos (5000m): Paulo Janeiro, Gustavo Santa, Miguel Palma, Paulo Silva, Rogério Tavares, Diogo Ferreira, Gonçalo Pereira, Ivo Margarido, David Gorgulho e Rodrigo Costa.
Masculinos (1500m): Jorge Telo, Paulo Antunes e Francisco Guerreiro.
Horários de saída: Santo André: 6h15; Sines (sede): 6h30.
--------
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Joana Santa com grande estreia na Selecção Nacional
A atleta Júnior do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), Joana Santa, teve uma grande estreia na Selecção Nacional que disputou a 1ª Taça Comen de Águas Abertas, ao obter o 4º lugar na classificação feminina e ao cotar-se como a 2ª melhor portuguesa em prova. Joana Santa contribuiu decisivamente para o 2º lugar colectivo obtido por Portugal na competição.
-----
O certame disputou-se no dia 21 de Setembro nas águas do Rio Tejo, entre Caxias e o Porto de Recreio de Oeiras, na extensão de 5 Km e com uma corrente favorável e bastante forte. A água estava fria (17,5º), o nevoeiro era bastante intenso e o nervoso miudinho fazia-se sentir, pois a nadadora do CNLA fazia a sua estreia pela Selecção Nacional Portuguesa. Mas nada demoveu a determinação de Joana Santa, que se apresentou em boa forma na competição, seguiu sempre no grupo da frente e ficou mesmo a escassos 2 segundos do pódio, completando os 5000m em 46:54 minutos. Uma estreia de grande nível da Júnior do CNLA, que justificou a sua chamada à Selecção Nacional.
No mesmo dia – e no mesmo percurso e distância da Taça Comen – disputou-se uma Prova de Promoção às Águas Abertas, com a vitória absoluta a pertencer a um atleta do CNLA, Ivo Margarido (45:14 minutos), que imprimiu um ritmo muito forte e liderou a prova do princípio ao fim. Os outros atletas do CNLA em competição, Rodrigo Costa e David Gorgulho, foram 5º e 6º respectivamente.

Resultados - Taça Comen (femininos) / Prova de Promoção
terça-feira, 23 de setembro de 2008
-------

-----
Vídeo - Chegada de Gustavo Santa e Ivo Margarido
Resultados: Género / Categorias
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
A competição disputa-se no Rio Tejo - entre Caxias e o Porto de Recreio de Oeiras - na extensão de 5 Km e vão estar em competição os melhores atletas da Europa do escalão de Juniores. A Selecção Nacional Portuguesa vai estar representada com oito atletas: Mário Bonança (SCP), Saul Morais (CNA), Vasco Gaspar (SFUAP) e Francisco Freitas (PIMPÕES), no sector masculino; Joana Santa (CNLA), Marta Saraiva, Lara Pinheiro (ambas da SFUAP) e Soraia Ribeiro (CFV), em femininos. O CNLA deseja a maior sorte aos representantes lusos e envia aqui os merecidos PARABÉNS à sua atleta Joana Santa por este momento inesquecível na sua carreira.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
domingo, 14 de setembro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
E a não perder também a...
Classificação provisória do CNAA (by Beba Água)
terça-feira, 9 de setembro de 2008
CNLA com vitória inédita no Circuito Nacional de Águas Abertas
O Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) esteve em grande evidência na 3ª etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas (CNAA), ao alcançar um inédito 1º lugar por equipas naquela que é considerada a “prova-rainha” das Águas Abertas (AA) em Portugal. Grande destaque para a prestação de Joana Santa (2ª nos 5Km).
A manhã do dia 6 de Setembro (sábado) ameaçava tornar-se chuvosa mas o tempo manteve-se estável e o espectáculo estava garantido, naquela que é já há alguns anos a prova mais importante de AA no país – o Challenge Open Water, disputado nas águas da Barragem de Castelo de Bode, que foi a 3ª etapa do CNAA. Foram 21 os atletas do CNLA presentes: Débora Patrocínio, Inês Borba, Mariana Guerreiro e Gil Gonçalves (800m), Inês Margarido, Ana Catarina Mateus, Mª Clara Marques, Miguel Palma, Francisco Guerreiro, Paulo Silva e Paulo Antunes (1500m), Ana Cordeiro, Filipa Afonso, Joana Santa, Marina Pedro, David Gorgulho, Diogo Ferreira, Gustavo Santa, Ivo Margarido, Rodrigo Costa e Rogério Tavares (5000m).
Grande destaque do dia o facto do CNLA ter vencido, pela primeira vez na sua História, a classificação colectiva de uma etapa do CNAA. O clube totalizou 191 pontos e superiorizou-se à SFUAP – Cova da Piedade (173) e ao Algés (115), num resultado muito importante para o CNLA e para a sua cada vez maior afirmação no panorama nacional.
A nadadora em maior evidência do clube foi Joana Santa, que conseguiu um excelente 2º lugar em femininos na prova de 5 Km (1h09m57s) e demonstrou estar em grande forma, numa altura em que o Circuito Nacional vai entrar na sua fase decisiva.
A prestação global dos nadadores do CNLA foi muito boa, em particular nos 5 Km, em que quatro atletas conseguiram um lugar no “Top 10” absoluto – Gustavo Santa foi o melhor atleta do CNLA no 5º lugar (1º em Juvenis-B), Ivo Margarido foi 7º (5º em Seniores), David Gorgulho 9º (1º em Masters-A) e Rogério Tavares 10º (2º em Juvenis-A). Os outros atletas dos 5000m também tiveram todos prestações positivas. No sector masculino, Rodrigo Costa foi 20º (2º em Masters-B) e Diogo Ferreira 27º (3º em Juvenis-A) e em femininos Ana Cordeiro classificou-se no 6º posto (5ª em Juniores), Filipa Afonso foi 13ª (9ª em Juniores) e Marina Pedro 21ª (8ª em Seniores).
Nos 1500m a regularidade voltou a ser a “chave” do sucesso: o melhor do CNLA foi Miguel Palma no 5º lugar (1º em Juvenis-A), seguido de Paulo Silva no 7º posto (2º em Juvenis-A), Paulo Antunes foi 27º (6º em Juvenis-A) e Francisco Guerreiro 31º (2º em Juvenis-B). No sector feminino, a mais rápida foi Ana Catarina Mateus no 5º lugar (1ª em Juvenis), logo seguida de Inês Margarido no 6º posto (2ª em Juniores) e Mª Clara Marques em 7º (2ª em Juvenis).
Também nos 800m a prestação das pequenas “piranhas” do CNLA (Débora Patrocínio, Inês Borba, Mariana Guerreiro e Gil Gonçalves) foi decisiva para classificação final e para uma jornada inesquecível do clube.
No total, o CNLA teve quatro vitórias nos diferentes escalões: Ana Catarina Mateus (1º em Juvenis nos 1500m), Miguel Palma (1º em Juvenis-A também nos 1500m), Gustavo Santa (1º em Juvenis-B nos 5000m) e David Gorgulho (1º em Masters-A igualmente nos 5000m). Estes quatro atletas do clube têm direito a 5 € em compras/descontos na Aqualoja (ver catálogo aqui), que foi um dos patrocinadores do Challenge Open Water.
O próximo grande desafio é já no dia 20 de Setembro, com a Travessia do Sado (2600m), em que os nadadores vão ligar Tróia a Setúbal, naquela que constitui a antepenúltima etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas.
DIPLOMAS: para imprimirem o seu diploma de participação no 6º Challenge Open Water 10 Km, os nadadores do CNLA devem visitar a página www.anestoris.net e inserir o nº que lhes foi atribuído na prova, na caixa destinada para o efeito.
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Depois de em Julho terem sido eleitos dois atletas do sector masculino para atleta do mês, desta vez voltam a haver dois nomes escolhidos para Agosto, mas no sector feminino: Ana Cordeiro (pela primeira vez distinguida) e Joana Santa (pela segunda vez).

Joana Santa, por sua vez, venceu a classificação absoluta feminina em três etapas do Circuito de Mar do Algarve (Portimão, Quarteira e Lagos), foi a melhor atleta do CNLA na 1ª etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas em Viana do Castelo (5º lugar em femininos) e terminou o mês com o 2º posto na Prova de Mar "Porto de Sines" 2008, num mês bastante positivo para uma atleta que evidencia cada vez mais à vontade nas AA.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Entre os Populares (também na distância de 1800m), no sector masculino, o melhor foi Bruno Ruas, seguido de João Paias e de Ricardo Ferreira, enquanto que em femininos a vitória coube a Cátia Valente, com o 2º lugar a pertencer a Marta Silva e o 3º a Mónica Peixe. No total foram 16 os atletas Populares que também animaram o final da manhã na Praia de Sines. Os 9 jovens nadadores que fizeram a prova de 400m (Prova de Promoção às Águas Abertas) também foram responsáveis pela animação que se viveu e de certeza que para o ano alguns deles já nadarão na prova principal!
--------
VÍDEO DA PROVA e GALERIA DE FOTOS (by aqualoja.net)
Resultados: Absolutos Federados / Absolutos Populares / Equipas masc. / Equipas fem. / 400m
Organização, Patrocinadores e Apoios
Dados gerais sobre o CNLA - Organizador da Prova