segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

R.I.C.E. para pequenas/simples lesões

Quando acontece uma lesão, é preciso calma e repouso. Depois de deixar de sentir dor e inchaço visível na lesão, recomeçar com treinos condicionados, com pouca intensidade. Dos EUA vem um processo de tratamento de 4 fases, fácil para ajudar a recuperar pequenas/simples lesões. O nome é R.I.C.E.. Esta sigla significa 4 etapas: Rest, Ice, Compression & Elevation. O tratamento têm como objectivo aliviar a dor, diminuir o inchaço e acelerar a recuperação.

Rest - Repouso: para tratar de uma lesão, é necessário um repouso de 2-3 dias. Ficar parado para não exercer peso sobre a lesão ou movimentos que poderão provocar dor. Descansar a aérea afectada; evitar movimentos onde se exerça apoio completo sobre o membro.

Ice - Gelo: a aplicação de gelo é muito importante logo após existir a lesão. O uso de frio, é útil para o alívio da dor. Por isso sempre que possível aplicar de 15 em 15 min até sentir alívio na lesão, cerca de 3-6 vezes por dia, durante 48h-72h. Pode ser cubos de gelo, ou sacos próprios (cold ice pack). Ao inchar existe falta de oxigénio nos tecidos, dando inicio a danos celulares. O gelo ajuda a diminuir a falta de oxigénio e a inflamação.
------
Compression - Compressão: o processo da compressão passa por ligaduras ou sistema "meia elástica" que se deve aplicar depois do gelo. Ajuda muito nos dias pós-fraqueza da lesão.A saber:Ligaduras, meias elásticas para criar pressão; Gelo sobre a ligadura ou antes; Massagens na lesão (quando não existir dor ou inchaço); Não dormir com ligaduras, pois pode criar problemas de má circulação.
---
Elevation - Elevação: a elevação da zona lesionada ajuda a reduzir a má circulação e a inflamação do inchaço.
------
(Texto in http://natflu.blogspot.com - Blogue do CFV)

1 comentário:

Anónimo disse...

Artigo muito util, obgdo por terem publicado, continuem sempre assim. cnla sempre