segunda-feira, 30 de agosto de 2010

800 euros angariados e um dia em cheio
Travessia Solidária Sines - Porto Covo
concluída em 4h10m14s... missão cumprida!
-
Foi por volta das 10h45 do dia 29 de Agosto que Rogério Tavares e Rodrigo Costa (CNLA), Miguel Arrobas (Associação de Nadadores dos Estoris), Mário Bonança (Sporting), Francisco Freitas (Pimpões) e Daniel Viegas (C. N. Amadora) se lançaram à água para cumprir a inédita travessia a nadar entre Sines (Praia Vasco da Gama) e Porto Covo (Praia Grande), numa extensão aproximada de 15 Km, mas que acabou por ser de 16,6 Km. Os seis atletas percorreram a distância no tempo oficial de 4h10m14s, numa aventura cheia de peripécias e que proporcionou um dia inesquecível a todos os que estiveram envolvidos na iniciativa.


A chegada à Praia Grande foi sem dúvida um dos grandes momentos do dia, com um verdadeiro "banho de multidão" para receber os seis aventureiros, que apesar do cansaço sorriram para os apoiantes, pousaram para os fotógrafos e ainda deram entrevistas para a comunicação social presente. Pelo caminho ficou uma boa disposição sempre presente (em especial nos abastecimentos), uma solidariedade enorme entre o grupo cada vez que alguém passava por alguma dificuldade e um difícil desafio concretizado. A temperatura média de água, que oscilou sempre entre os 17/18 graus, foi a principal dificuldade que os atletas tiveram de vencer, excepção feita à passagem por São São Torpes, onde o termómetro subiu até a uns (muito) simpáticos 23/24 graus.


A Travessia Solidária Sines - Porto Covo a Nadar, uma organização conjunta do CNLA e da Open Water Portugal, aliava a vertente desportiva a uma causa social, que pretendia angariar donativos que ajudassem o Lar Âncora da Santa Casa da Misericórdia de Sines e a Associação para o Desenvolvimento de Porto Covo "A Gralha". Também neste domínio os objectivos foram superados, com um total de 800 euros angariados para ajudar as duas instituições. Para isso muito contribuíram os atletas mais novos do CNLA (que trabalharam nessa missão ao longo do dia), a Estética-Terapêutica "Essência Azul" - que doou 50% dos lucros obtidos nas (maravilhosas) massagens que proporcionaram ao longo dia, e claro, as várias pessoas e entidades que se foram associando à iniciativa ao longo destes dias. A todos, o nosso MUITO OBRIGADO!


O CNLA e a OWP contaram com os decisivos apoios da Câmara Municipal de Sines, Juntas de Freguesia de Sines e Porto Covo, Capitania do Porto de Sines, Polícia Marítima, Clube Náutico de Sines, David Neves, Resgate - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano (excelente trabalho com os caiaques!), Associação de Natação do Distrito de Santarém, Estética Terapêutica "Essência Azul" (que deixou os atletas "au point" após a travessia) e da Publeventos.

2 comentários:

Anónimo disse...

grande iniciativa, atletas em grande, CNLA em grande. parabens

Anónimo disse...

parabens CNLA. Só mesmo vocês para organizarem algo tão bonito.