sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Nélson Malheiros no Campeonato Nacional de Longa Distância (Fase de Qualificação)

O Juvenil-B Nélson Malheiros é o representante do CNLA na Fase de Qualificação do Campeonato Nacional de Longa Distância, cujo apuramento na zona centro-sul vai ter lugar no Complexo Olímpico de Rio Maior no dia 1 de Março. Apesar de se disputar em piscina, esta competição está orientada para a disciplina de Águas Abertas e pretende avaliar a capacidade dos nadadores para distâncias longas, para futuros estágios e competições da Selecção Nacional.
 
Nélson Malheiros vai nadar a distância de 3000 metros e integra a competição que engloba os juvenis de 1º e 2º ano. Os nadadores que realizarem os dez melhores tempos a nível nacional, depois da realização da fase de qualificação nas zonas norte, centro-sul e ilhas vão depois disputar a fase final em Abril, onde serão apurados os Campeões Nacionais de Longa Distância. De referir que os Juniores e Seniores competem na distância de 5000 metros.
 
O CNLA tem tradição nesta competição e esteve representado em quase todas as edições da prova. Nélson Malheiros mantém a "chama" das Águas Abertas viva no CNLA e, para além de tentar a melhor classificação possível, o atleta vai aproveitar para ganhar "rodagem" em piscina olímpica, tendo em vista os Campeonatos Nacionais de Juvenis que se aproximam. FORÇA NÉLSON! FORÇA CNLA!
 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Colabore com o CNLA no Carnaval de Sines!

Tal como em 2013, o CNLA vai colaborar este ano com a organização do Carnaval de Sines, em parceria com a Paróquia de Santo André, ajudando nas bilheteiras dos corsos (e este ano também nas portas dos bailes). As duas entidades vão receber uma percentagem das receitas de bilheteira, o que será uma grande ajuda para o clube. Esta é mais uma ocasião em que será necessária a colaboração de todos!

São necessários colaboradores (maiores de idade) entre os dias 1 e 4 de Março, com horários que deverão ser semelhantes ao ano passado (podem surgir ligeiras alterações, que comunicaremos atempadamente):

- 1 Março (sábado): Baile – 21h30 às 03h00
- 2 Março (domingo): Corso – 12h00 às 18h00 / Baile – 21h30 às 03h00
- 3 Março (segunda): Corso – 19h30 às 23h30 / Baile – 21h30 às 05h00
- 4 Março (terça): Corso – 12h00 às 18h00 / Baile – 21h30 às 03h00

Solicitamos que manifestem a vossa disponibilidade (por menor que seja, será importante!) até dia 26 de Fevereiro para cnla2001@gmail.com, 919674050, ou directamente na sede do CNLA, para que possamos fazer a escala de trabalho. Vamos repetir o sucesso do ano passado!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ana Sofia Sousa assegura mínimo para o Torneio Zonal de Infantis

As Piscinas Municipais de Montemor-o-Novo receberam, nos dias 15 e 16 de Fevereiro, o Torneio Nadador Completo, que contou com a participação de 21 atletas do CNLA, entre Cadetes e Absolutos: Mariana Serro, Catarina Encarnação, Ana Fonte, Cláudia Faria, Ana Rita Catarino, Ana Sofia Nunes, Ana Sofia Sousa, Daniela Demian, Nicole Fernandes, Nicoleta Lascu, Íris Rola, Melissa Lopes (femininos), David Borges, André Pinto, Pedro Bôto, André Faria, Guilherme Custódio, Daniel Leitão, André Bôto, Hugo Correia e Nélson Malheiros (masculinos).
 
Cláudia Faria, Ana Sofia Nunes e Ana Rita Catarino
não estão na foto mas também fizeram parte da equipa
que competiu em Montemor-o-Novo.
E também elas estão de parabéns!
O grande destaque do fim-de-semana vai para o mínimo obtido pela Infantil-B Ana Sofia Sousa para o Torneio Zonal de Infantis (Campo Maior, 28 a 30 de Março) nos 100 Bruços (1:33.11). Esta é o primeiro mínimo obtido por atletas do CNLA para a prova mais importante do escalão de Infantis durante a época de Inverno. De sublinhar igualmente, em termos individuais, o pódio obtido por Hugo Correia no escalão de Juvenis (3º lugar), nas classificações finais do Torneio, ele que viria ainda a estar em evidência nos 100 Mariposa (1:01.23), onde estabeleceu um novo Recorde Regional de Juvenis-B, que aliás já lhe pertencia. Realce ainda para o também Juvenil-B Nélson Malheiros, que conseguiu mais um mínimo para o Campeonato Nacional de Juvenis, desta vez nos 200 Estilos (2:24.54). Restantes classificações dos atletas do CNLA: Íris Rola – 6ª em Juvenis; Ana Sofia Sousa – 7ª em Infantis; Daniela Demian – 11ª em Infantis; Nélson Malheiros – 8º em Juvenis; André Bôto – 12º em Infantis. Nicole Fernandes, Nicoleta Lascu (Infantis) e Melissa Lopes (Juvenis) não obtiveram classificação em virtude de terem sido desclassificadas numa das cinco provas, mas também elas se apresentaram em bom nível e registaram melhorias significativas nas suas marcas, situação que é extensível à grande maioria dos atletas. A classificação do Torneio Nadador Completo é estabelecida depois de somadas as pontuações dos atletas nas cinco provas obrigatórias (100 metros de todos os estilos + 200 Estilos).
 
 
Ainda longe desta “obrigatoriedade”, nota de realce para os 13 Cadetes do CNLA presentes em Montemor-o-Novo, num importante momento de avaliação para todos eles, sendo que em alguns casos houve mesmo estreias em alguns estilos de nado. Bem se pode dizer que as “piranhas” do CNLA continuam no bom caminho e a demonstrar uma significativa evolução de prova para prova, com todas as atenções agora viradas para o momento mais importante da época de Inverno: o Torneio Regional de Cadetes em Estremoz (22 de Março). Outro dos factores importantes residiu no facto dos Cadetes marcarem presença numa prova com os mais velhos, o que constitui sempre uma “aula” de enorme importância para aqueles que estão agora a dar as primeiras braçadas na competição. Ainda de destacar a presença – uma vez mais em muito bom número – dos pais dos atletas na prova, que são um importante e decisivo suporte não só para a evolução e estabilidade dos jovens atletas, como também na colaboração com o clube a vários níveis.
 
 
NOTA: não nos foi possível desta vez apresentar a antevisão desta competição, à semelhança daquilo que é "regra" no blogue do CNLA. Pelo facto apresentamos as nossas desculpas.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Atletas CNLA do mês de Janeiro: Ana Fonte e David Borges (Cadetes), Iuliana Lascu e Nélson Malheiros (Absolutos)

CADETES
 
Ana Fonte: Janeiro foi o mês da transformação. Passou de uma menina que aprendia a nadar, para uma atleta com futuro promissor. Fez uma média de 5 treinos por semana, passando os 100% de assiduidade, e mais importante ainda revelou uma motivação para ser sempre melhor, ou seja, demonstra vontade de evoluir sempre. Toda essa aplicação em Janeiro teve repercussões logo no 1º dia do mês de Fevereiro, passando no grande teste dos 100 estilos na sua 1º prova oficial!

David Borges:
Foi o 1º mês que atingiu os 100% de assiduidade, mostrando assim uma melhoria acentuada neste aspecto. Cumpriu na íntegra todos os treinos em que participou e revela uma capacidade de concentração acima da média. Está no bom caminho!
 
 
ABSOLUTOS

Iuliana Lascu: Destacou-se pela sua entrega  durante o mês. Fez o pleno na assiduidade e apesar de ser a atleta com menos tempo de experiência na competição revelou um grande espírito de sacrifício durante os treinos em cada tarefa. Um exemplo para as mais novas!

Nélson Malheiros: Pelo 4º mês consecutivo não faltou a um treino! É o único atleta totalista da equipa absoluta. Apesar de durante o mês ter revelado alguma instabilidade, é de salientar a melhoria das suas marcas pessoais em todas as provas que nadou no Torneio Regional de Velocidade. Com um  pouco mais de concentração, atitude e querer, poderá vir a ser um caso de sucesso na natação portuguesa.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Swimming not only builds character... it tests it."


 
Naqueles dias em que falta motivação, em que a preguiça está prestes a vencer-nos e que não apetece ir treinar... vejam este vídeo!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Duas dicas!

1 - Posição correcta dos braços e cabeça aquando da entrada na água, após o salto (FOTO: Arena Water Instinct)
 
 
2 - Posição correcta do corpo no final da braçada subaquática de Bruços (FOTO: Swimming Family)
 


Trio do CNLA em bom plano no Meeting Internacional de Lisboa

Hugo Correia, Nélson Malheiros e Gil Gonçalves apresentaram-se em bom plano no VI Meeting Internacional de Lisboa, primeira prova da época em piscina longa (50m), disputada no Complexo Olímpico do Jamor nos dias 8 e 9 de Fevereiro. Mesmo sem “rodagem” em piscina de 50m na presente temporada, os três atletas do CNLA mostraram toda a sua qualidade, motivação e garra, com vários máximos pessoais, um Recorde Regional e classificações de destaque entre os atletas dos seus escalões.
 
 
Hugo Correia esteve em particular evidência ao melhorar todas as suas marcas em piscina longa, com destaque para os 50 Mariposa (28.66 – 38º na classificação geral e 1º em Juvenis-B), em que obteve um novo Recorde Regional do seu escalão. Nos 100 Mariposa (1:02.33), o atleta foi 29º classificado na geral (novamente 1º em Juvenis-B) e nos 200 Mariposa (2:23.25) obteve a sua melhor classificação absoluta (23º lugar e repetiu o 1º posto no seu escalão). Nos 50 Livres, Hugo Correia foi 52º na geral e 3º em Juvenis-B (27.13). Nélson Malheiros também se apresentou em bom nível e melhorou as suas marcas em três provas: 200 Costas (2:23.63, 30º na geral e 2º em Juvenis-B), 400 Livres (4:34.89 – 41º/4º) e 100 Costas (1:09.38 - 47º/5º). O atleta foi ainda 65º na classificação geral (8º em Juvenis-B) nos 200 Livres (2:14.55). Gil Gonçalves também registou uma boa melhoria nos 50 Mariposa (28.65 – 37º na geral e 8º em Juniores) e esteve bem perto de conseguir igual feito nos 100 Mariposa (1:02.66), prova em que foi 31º na geral e 5º em Juniores.
 
As prestações dos três atletas do CNLA nesta primeira abordagem em piscina longa deixam boas perspectivas para o principal objectivo do trio nesta fase da temporada – os Campeonatos Nacionais a disputar em Coimbra no início do mês de Abril. PARABÉNS CAMPEÕES!
 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CNLA com três atletas no VI Meeting Internacional de Lisboa


Está à porta a primeira prova da época em piscina longa (50m) - o VI Meeting Internacional de Lisboa - que vai ter lugar no Complexo de Piscinas do Jamor (Oeiras) nos dias 8 e 9 de Fevereiro. A prova é um importante momento de avaliação para os atletas e prevê-se um Meeting com uma competitividade elevada, com a presença de muitos dos melhores atletas nacionais, bem como alguns atletas estrangeiros de inegável valor. O CNLA avança para a competição com três atletas: Hugo Correia (50, 100 e 200 Mariposa, 50 Livres), Nélson Malheiros (200 e 400 Livres, 100 e 200 Costas) e Gil Gonçalves (50, 100 e 200 Mariposa).
 
A competição disputa-se no regime de eliminatórias matinais e finais da parte da tarde. Passam à Final A os oito melhores tempos das eliminatórias e à Final B os classificados entre o 9º e o 16º lugar. Os objectivos dos nossos campeões passam por ganhar "rodagem" em piscina de 50 metros e por adquirir experiência numa prova com grande competitividade. Mesmo com as dificuldades inerentes a esta primeira prova em piscina longa, os atletas piscam o olho à melhoria dos seus tempos e para isso contam também com uma forte motivação por estarem a disputar um Meeting Internacional. FORÇA CNLA!
 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Três pódios no Torneio de Especialistas em Évora

No dia 2 de Fevereiro, os atletas da equipa Absoluta deslocaram-se a Évora para o Torneio de Especialistas, competição organizada pelo AMINATA, em que cada atleta podia apenas nadar uma "especialidade", entre Costas, Bruços, Mariposa, Livres (50, 100 e 200 metros do respectivo estilo), Fundo (400 e 800 Livres femininos ou 400 e 1500 Livres masculinos) e Estilos (100, 200 e 400 metros). O CNLA esteve representado por dez atletas: Melissa Lopes, Nicoleta Lascu, Íris Rola, Ana Sofia Sousa, Daniela Demian (femininos), Hugo Correia, Nélson Malheiros, Jorge Telo, Gil Gonçalves e Rogério Tavares (masculinos).

Gil Gonçalves foi um dos atletas do CNLA
medalhados no Torneio de Especialistas
(foto: AMINATA)
Nas contas finais, os atletas do clube conquistaram três lugares de pódio, todos eles no 3º lugar. Foram eles Rogério Tavares (Livres), Gil Gonçalves (Mariposa) e Nélson Malheiros (Fundo). Hugo Correia (Estilos) fez os mesmos pontos do 3º classificado, mas o critério de desempate não foi favorável ao atleta do CNLA. Restantes classificações dos nadadores do clube: Jorge Telo – 6º (Costas), Nicoleta Lascu – 7ª (Livres), Íris Rola – 9ª (Estilos), Ana Sofia Sousa – 10ª (Costas), Melissa Lopes - 10ª (Bruços). Daniela Demian nadou extra-competição em Livres, pois apenas podia haver um nadador por clube em cada especialidade, mas mesmo assim mostrou-se competitiva e registou melhorias.
 
 Em termos colectivos, mesmo não estando representado em algumas “especialidades”, o CNLA obteve a 8ª posição entre as 13 equipas participantes, numa competição ganha pelo Sporting Clube de Portugal.
 

CNLA com boa prestação global em Ponte de Sor

O CNLA marcou presença no VII Torneio Cidade de Ponte de Sor, disputado no dia 1 de Fevereiro, com 17 atletas: Ana Rita Catarino, Ana Fonte, Iuliana Lascu, Cláudia Faria, Melissa Lopes, Nicoleta Lascu, Íris Rola, Ana Sofia Sousa, Daniela Demian (femininos), David Borges, Pedro Bôto, Guilherme Custódio, Hugo Correia, Nélson Malheiros, Rogério Tavares, Jorge Telo e André Pinto (masculinos). A competição revestia-se de particular interesse, por permitir a participação de Cadetes e Absolutos.
 
 
Para além das melhorias gerais registadas pelos atletas (17 das 23 participações individuais dos nadadores do CNLA foram novos máximos pessoais), destaque para a vitória de Hugo Correia nos 100 Mariposa (1:01.63), no escalão Infantis/Juvenis, ele que foi o único “cliente” do pódio entre os atletas do clube. O nadador esteve ainda em evidência ao assegurar o mínimo para o Campeonato Nacional de Juvenis nos 100 Livres (57.74). O CNLA, entre as 24 equipas participantes, foi o 9º clube que registou melhorias mais significativas, o que diz bem da boa prestação global conseguida.
 
De sublinhar também a aprendizagem dos Cadetes nesta prova, que registou um bom nível competitivo e a presença de algumas das equipas mais importantes no panorama nacional. O VII Torneio Cidade de Ponte de Sor acabou por ser uma importante etapa no crescimento enquanto atletas de competição para a maioria das “piranhas”, numa fase da época em que todos já começam a pensar nas provas mais importantes deste 2º período da época.
 
 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

“Mãos Separadas” a Bruços e Mariposa

ATENÇÃO ATLETAS: esclarecimento da FINA sobre “Mãos Separadas”, relacionado com as regras de Bruços e Mariposa. Ou seja, nas viragens e chegadas as mãos não podem estar sobrepostas.