quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Daniel Viegas, Daniela Pinto e... o CNLA foram os grandes vencedores
7ª Prova de Mar Baía de Sines
UM SUCESSO!
---
Um número recorde de inscrições, presença forte das grandes figuras da natação nacional de Águas Abertas (AA), um enorme sucesso desportivo e um não menos importante convívio entre todos os intervenientes no mega-almoço no Salão do Povo. Este bem poderia ser o resumo daquilo que aconteceu na 7ª Prova de Mar Baía de Sines, disputada na manhã do dia 2 de Agosto na Praia Vasco da Gama. A organização esteve a cargo do CNLA, que contou com os apoios da Câmara e Junta de Freguesia de Sines, bem como da Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS) - englobou a competição no Circuito de Travessias Vale do Tejo - e de várias outras entidades que ajudaram a mais um dia inesquecível para a natação e para o desporto na Região.
--
2000m - Prova Oficial
--
O "prato forte" do evento - os 2000m - prometiam uma luta intensa entre as "trutas" das AA a nível nacional, que mais uma vez elevaram (e muito) o nível da competição. No sector masculino - e a nível absoluto - Daniel Viegas (Clube de Natação da Amadora) não deixou os seus créditos por mãos alheias e tornou-se no primeiro atleta em masculinos a vencer por dois anos consecutivos. Atrás de si, não muito longe, Hugo Ribeiro (Clube Fluvial Vilacondense) voltou a demonstrar toda a sua consistência e cruzou a linha de chegada poucos segundos depois, ele que também já venceu a competição em 2007. Na 3ª posição chegou outra figura das AA em Portugal - Vasco Gaspar (SFUAP) - que realizou igualmente uma excelente prova. Muito bem estiveram também o 4º classificado - Gustavo Santa (CNLA), bastante aguerrido a nadar "em casa" - e o 5º classificado - Duarte Mourão (Amadora) - outro dos antigos vencedores da prova que marcou presença e que fechou os lugares de honra que envolviam prémios monetários. Restantes nadadores do CNLA: 8º Paulo Janeiro, 14º David Gorgulho, 15º Rogério Tavares, 23º Jorge Telo, 32º Rúben Rosa, 33º Gonçalo Barros, 34º Paulo Antunes, 47º Francisco Guerreiro e 48º Rui Cordeiro. Destaque para as boas estreias de Gonçalo Barros e de Rui Cordeiro pelo CNLA, que deram uma excelente resposta numa prova que não é das mais fáceis para se efectuar uma estreia.
--
--
No sector feminino, a distância foi maior entre as cinco primeiras, mas a presença de nomes importantes também se verificou. A vitória coube à vimaranense Daniela Pinto, que se estreou assim a vencer em Sines, comprovando o seu actual bom momento de forma. Em 2º lugar chegou a ainda Júnior Marta Saraiva (SFUAP), ela que também vem demonstrando uma cada vez maior apetência para estas lides das AA. A 3ª posição coube a Soraia Ribeiro (Vilacondense), vencedora das duas últimas edições e que conseguiu, uma vez mais, um lugar no pódio. Os lugares de honra ficaram completos com Patrícia Marinho (Sporting), grande figura da natação Júnior em piscina nas provas de fundo e que deu muito boa conta de si nesta sua estreia em Sines, e com a atleta da casa Joana Santa, que a pouco e pouco parece querer recuperar a boa forma evidenciada na temporada passada. Restantes nadadoras do CNLA: 12ª Maria Clara Marques, 14ª Ana Catarina Mateus, 20ª Marina Pedro.

--
Provas de Divulgação (1000m e 500m)

Foi, sem dúvida, a grande festa da natação, do desporto e áté de várias famílias em Sines. As provas de divulgação tiveram também uma participação nunca antes vista e tanto nos 1000m como nos 500m houve provas bastante interessantes. Nos 1000m, em masculinos, vitória destacada de David Grachat (Individual), seguido de Miguel Palma (CNLA) e Fábio Azinheirinha (Escola de Natação de Montemor-o-Novo). Em femininos, a mais forte foi Catarina Clemente (Clube de Campismo Luz e Vida), em 2º lugar ficou Nádia Arraiolos (Escola de Natação de Montemor-o-Novo) e na 3ª posição classificou-se Alexandra Oliveira (Algés). Nos 500m, a primeira prova do dia, vitória em masculinos para Afonso Rosa (Clube de Natação do Tejo), com João Lucas (Salvaterra de Magos) e Gil Gonçalves (CNLA) nos lugares imediatos. Em femininos, Ana Sousa (Clube de Natação do Tejo) foi a vencedora, seguida de Inês Borba (CNLA) e Tatiana Silva (C. N. Tejo). Tanto nos 1000m como nos 500m, grande realce para a boa disposição e aplicação de todos os atletas envolvidos, em duas jornadas que foram de verdadeira promoção para as AA. Uma palavra muito especial para os ex-atletas do CNLA e outros nadadores do clube que estão agora mais afastados, que tiveram a oportunidade de dar umas braçadas todos juntos e de viver um excelente dia de convívio. Também aqui os objectivos foram amplamente cumpridos. Nota de destaque nos 1000m para a boa estreia de Rui Ribeiro em comptição pelo clube.

Por equipas, o CNLA foi o mais forte e superiorizou-se ao Vitória de Guimarães (2º) e ao Belenenses (3º), com a festa do pódio a ser bem bonita entre todos os nadadores do clube presentes.

A água esteve fresquinha (17,5º) como é habitual na Baía de Sines, mas entre um ou outro arrepio de frio e num cenário que tem realmente uma beleza única, todos conseguiram realizar as suas provas e manter uma boa disposição contagiante ao longo de todo o dia. A todos, o CNLA endereça os merecidos PARABÉNS. E até para o ano!
--
Nota: resultados completos na lateral do blogue (à direita).

7ª Prova de Mar Baía de Sines from aqualoja on Vimeo.


galeria de fotos produzida por aqualoja

--
GALERIA DE FOTOS DO CNLA disponível em breve.

5 comentários:

CNLA disse...

O vídeo parece não querer arrancar, vamos procurar resolver esta questão o quanto antes. Obrigado pela vossa compreensão e pela afluência ao blogue sem precedentes nos últimos dias!

Anónimo disse...

bom mar
boa organizaçao
bons atletas
bons arbritos
bom almoço
_______________+___
uma das melhores
provas de AA do nosso
País

Alberto Ribeiro disse...

Foi c/ enorme prazer, que pela 4ª vez consecutiva, efectuamos cerca de 920 Km (ida e volta), para estarmos presentes e disfrutarmos desta magnífica Prova de Águas Abertas.
O q é de louvar, é q estes amigos não se limitam a organizar mais uma edição, mas têm sempre em atenção os aspectos onde podem melhorar e evoluir, criando todos os anos modificações, q se reflectem em melhorias evidentes (p.e. a chegada; o percurso dentro da baía c/ excelente visibilidade ao público presente, etc..).
Sempre q pudermos, não iremos de modo algum prescindir de participar, em todas as magníficas envolventes deste grandioso espectáculo.
E não estou a exagerar .... pois quem esteve presente tem de certeza a mesma opinião!!!
Cumprimentos, p/ todos os amigos do Litoral Alentejano e Felicitações muito especiais, ao amigo Janeiro, pois todos nos congratulamos por estar de volta ao terreno.
Continuem .... o pessoal das AA agradece!!!

Anónimo disse...

prova fantástica, do melhor onde já fui. Pro ano tou lá batido de novo. parabens a todos

Anónimo disse...

A melhor AA que já fui parabéns aos organizadores e dirigentes do CNLA que lição deram a todos os niveis parabéns e obrigado.