sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Aí estão eles pela primeira vez todos juntos em acção! Os nadadores Masters do CNLA vão neste sábado (dia 1 de Março) competir nos Campeonatos Regionais da Associação de Natação do Distrito de Leiria (ANDL), prova que se disputa na Piscina Olímpica de Rio Maior e que constitui uma oportunidade única para os cinco atletas se juntarem em prova antes do Campeonato do Mundo da Austrália (e dada a impossibilidade de se deslocarem ao Torneio Nacional de Inverno de Masters em Ponte da Barca).
Rui Raposo, Ricardo Silvestre, David Gorgulho, Rodrigo Costa e Danilo Abdula - que têm a vantagem de possuir dupla-licença (podem competir como nadadores "regulares" ou como masters) - têm assim a oportunidade de ganhar "rodagem" em piscina de 50m e de avaliar o estado de forma a cerca de 1 mês e meio dos Mundiais de Masters. Um dos grandes motivos de interesse é a estreia em competições de Ricardo Silvestre, ele que tem sido um exemplo na aplicação nos treinos e que já espera por este momento há algum tempo. Na presença de quatro dos mais maquiavélicos e experientes atletas ao nível da praxe da história da natação no Litoral Alentejano, é muito provável que o caloiro vá "sofrer" as consequências do seu baptismo em competição...
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Resultados - Taça ANDS/Cidade de Rio Maior
Classificação Colectiva
Entre os dias 22 e 24 de Fevereiro, em Ponte de Sor, disputaram-se os Campeonatos Regionais de Categorias de Inverno das Associações de Portalegre e do Sul, com o CNLA a participar "extra-competição" com dois atletas - Jorge Telo e Paulo Janeiro - com este último a ser o mais rápido nos 1500m Livres (18:02,85). Confira as prestações dos dois nadadores no link abaixo.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

CNLA com 15 atletas na "Taça ANDS"
Disputa-se no dia 23 de Fevereiro (Sábado) mais uma edição da tradicional "Taça ANDS/Cidade de Rio Maior", que se vai desenrolar no Complexo Olímpico local e que constitui, para a maioria dos nadadores, o primeiro contacto com piscina de 50m na época em curso. O CNLA venceu esta competição no ano passado e assume-se como candidato à vitória final também na edição de 2008. O técnico João Mendes convocou 15 atletas para a referida prova:
Femininos: Ana Cordeiro, Inês Margarido, Mª Clara Marques, Eliana Martins, Ana Catarina Mateus e Joana Santa;
Masculinos: Rodrigo Costa, Diogo Ferreira, David Gorgulho, Paulo Janeiro, Ivo Margarido, Gonçalo Pereira, Gustavo Santa, Paulo Silva e Rogério Tavares.
Inscrições - Taça ANDS
No domingo (dia 24), dois atletas do CNLA vão ainda estar presentes nos Campeonatos Regionais de Categorias da Associação de Natação de Portalegre, que se vão disputar nas Piscinas Municipais de Ponte de Sor. São eles Jorge Telo e Paulo Janeiro.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Gustavo Santa conquista duas medalhas no Estoril
O Campeão Nacional do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), Gustavo Santa, voltou a exibir-se em bom plano entre os melhores nadadores portugueses da sua idade (nascidos em 1993), desta vez no importante Meeting Internacional do Estoril, onde conquistou dois prestigiantes lugares de pódio.
O CNLA esteve presente no XIII Meeting Internacional do Estoril com cinco atletas: Inês Margarido, Joana Santa (femininos), Diogo Ferreira, Gustavo Santa e Paulo Silva (masculinos). Aquela que é uma das competições de referência a nível nacional para os escalões de Infantis, Juvenis e Juniores (e que contou com a presença de algumas boas equipas estrangeiras) voltou a proporcionar bons momentos ao público que lotou por completo a Piscina da Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris (25m). A prova disputou-se no regime de eliminatórias (de manhã), com os oito melhores tempos a serem apurados para as finais (à tarde).
O elemento em evidência no CNLA foi Gustavo Santa, que conquistou o direito a estar presente em todas as finais das provas que disputou. O atleta foi 2º nos 200m Estilos (2:19,27 minutos) e 3º nos 100m Livres (56,91 segundos), alcançando dois importantes e moralizadores lugares de pódio nesta prestigiante competição. O nadador foi ainda 5º nas finais dos 100m Costas (1:06,00) e dos 100m Mariposa (1:04,16). Os restantes elementos a disputar provas individuais foram Joana Santa, nos 100m Mariposa (1:10,58 – 13ª) e nos 200m Estilos (2:36,13 – 15ª); e Diogo Ferreira, nos 100m Livres (1:00,15 – 20º). Nas estafetas mistas (um dos pontos de interesse deste Meeting), o quarteto dos 4x50m Estilos composto por Paulo Silva, Gustavo Santa, Joana Santa e Inês Margarido esteve “às portas” da final ao obter o 9º lugar nas eliminatórias (2:06,62) e nos 4x50m Livres os mesmos elementos (mas com Diogo Ferreira na vez de Paulo Silva) alcançaram o 12º posto (1:55,93).
llllll
Resultados do XIII Meeting Internacional do Estoril
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Data de Nascimento: 22/08/92
Altura: 1,64m Peso: 50 kg
Signo: Leão
lllllll
CNLA: O ano passado foi a tua melhor época de sempre e conseguiste ir aos Campeonatos Nacionais pela primeira vez. E logo nos 1500m Livres! Como foi a experiência? Gostas de nadar essa distância?
AC: Foi uma experiência diferente para mim. Senti-me muito bem mas foi pena não ter corrido como eu esperava. Sim, gosto muito de nadar esta distância como também os 800 L e os 400 L.
lllllllll
CNLA: Nota-se que consegues melhores resultados em piscina de 50m. Gostas mais de nadar em piscina longa? Sentes-te melhor sem tantas viragens?
AC: Sempre gostei mais de nadar em piscina de 50m do que em piscina de 25m, não sei bem explicar porquê, mas talvez seja o facto de não haver tantas viragens. Consigo melhorar os meus tempos de 25m em piscina de 50m e isso dá-me uma grande motivação.
lllllllll
CNLA: Nos Nacionais de Clubes da 3ª Divisão já tiveste um papel importante e nadaste muitas provas. Gostaste de ter essa responsabilidade? Achas que para o ano podem fazer melhor?
AC: Gostei, foi muito importante para mim ter essa responsabilidade. Este foi o 1º ano que tive a meu cargo provas individuais, pois o ano passado apenas tinha participado nas estafetas. Se todas nos empenharmos nos treinos acho que é possível fazer muito melhor.
lllllllll
CNLA: Estamos praticamente a meio da época, como avalias a tua prestação até agora? E qual o teu grande objectivo até final da época?
AC: Infelizmente acho que não comecei muito bem a época. Ao princípio parecia que estava um pouco desmotivada mas os nacionais de clubes fizeram-me recuperar a motivação. Até ao final da época o meu grande objectivo é conseguir os mínimos outra vez para os campeonatos nacionais.
lllllllllll
CNLA: Qual o ponto mais alto da tua carreira até hoje? E o pior momento?
AC: O ponto mais alto foi sem dúvida ter conseguido fazer mínimos aos 1500 L para os campeonatos nacionais. O pior momento não sei bem, mas penso que foi o facto de em algumas provas não ter conseguido atingir aquilo que esperava e senti-me um pouco mal.
lllllll
CNLA: A equipa feminina de Cadetes do CNLA parece garantir uma boa qualidade para o futuro. Qual o grande conselho que podes dar às mais pequenas?
AC: Que continuem a trabalhar e que mesmo que às vezes as coisas não corram como nós queremos, para a próxima será melhor, o que é importante é não desistir daquilo que queremos.
lllllllll
CNLA: Sobre o CNLA, qual a tua opinião sobre o percurso do clube desde a sua fundação em 2001?
AC: Desde a sua fundação acho que houve uma grande evolução, é claro que teve altos e baixos mas conseguiu sempre dar a volta e mostrar aquilo que vale.
llllllllllll
CNLA: Quais os teus atletas de referência? Masculino e feminino?
Tiago Venâncio e Daniela Inácio.
lllllllll
CNLA: Para o futuro, o que pretendes seguir?
AC: Sinceramente ainda não sei muito bem, mas algo que esteja ligado à saúde.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Gustavo Santa com três vitórias, Paulo Janeiro de volta à boa forma e Cadetes em bom plano
O Domingo (dia 10) também foi dia de provas e a Piscina Municipal do Entroncamento recebeu mais uma Prova de Apuramento da Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), disputando-se em paralelo o III Torneio Circuito de Cadetes. Estiveram presentes 14 atletas do CNLA, no conjunto das duas provas: Mª Clara Marques (femininos), Rogério Tavares, Jorge Telo, Gustavo Santa, Paulo Janeiro, Diogo Ferreira e Paulo Silva (masculinos) – na Prova de Apuramento – e Inês Borba, Margarida Pereira, Mª João Martins, Débora Patrocínio, Mariana Guerreiro (femininos) Gil Gonçalves e Henrique Pereira (masculinos) – Cadetes.
Na Prova de Apuramento, destaque para as três vitórias de Gustavo Santa (200m Mariposa – 2:23.38; 200m Estilos – 2:21.76; e 1500m Livres – 16:53.97) e para o regresso à boa forma de Paulo Janeiro, que venceu os 200m Bruços (2:50.10) e melhorou as suas marcas nos 200m Mariposa e 200m Estilos. No III Torneio Circuito de Cadetes, as pequenas “piranhas estiveram em bom plano, com duas atletas em particular evidência pelas vitórias que alcançaram: Débora Patrocínio e Inês Borba. A primeira venceu os 100m Bruços (1:39.89) e a segunda os 50m Livres (37.45).
Resultados - Prova de Apuramento
Resultados - III Torneio Circuito de Cadetes
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
De volta à competição e resultados, Rodrigo Costa, nos 100 metros Bruços (1:11.05) e 50 metros Bruços (31.45) obteve o segundo lugar no pódio e Joana Santa (femininos) alcançou a segunda posição nos 400 metros Livres (4:39.77). Na estafeta de 4x100m Estilos femininos, as atletas Eliana Martins, Inês Margarido, Joana Santa e Ana Cordeiro obtiveram o terceiro lugar (5:10.33), assim como a estafeta masculina de 4x100m Livres formada por Rodrigo Costa, Gonçalo Pereira, Diogo Carvalho e David Gorgulho (3:49.16).
A equipa masculina obteve ainda o segundo lugar nos 4x100 metros Estilos, desta vez com o atleta Miguel Palma em substituição de Gonçalo Pereira (4:16.96).
Para o torneio foram convocados os atletas Diogo Carvalho, David Gorgulho, Rodrigo Costa, Gonçalo Pereira, Miguel Palma (masculinos), Ana Catarina Mateus, Ana Cordeiro, Eliana Martins, Inês Margarido, Joana Santa e Marina Pedro (femininos). Em termos de classificação geral, o Clube de Natação do Litoral Alentejano alcançou o quarto lugar numa competição dominada pelo Clube Náutico Académico de Coimbra e onde participaram um total de nove equipas.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

CNLA em quatro competições neste fim-de-semana!
lllllllllll
O fim-de-semana de 9 e 10 de Fevereiro vai ser especialmente agitado, com a equipa a dividir-se por quatro competições distintas e a apresentar-se com objectivos ambiciosos em todas as frentes! No dia 9 de Fevereiro disputa-se o II Torneio "Cidade de Torres Novas", prova que apresenta uma start list com alguns bons valores da natação portuguesa, com presenças confirmadas de clubes como o C.N. Colégio Vasco da Gama (Lisboa), o CNAC (Coimbra) e o ASAL (Leiria). Também neste dia, mas à tarde, tem lugar o 2º Controlo de Tempo 5km Indoor, competição direccionada para os atletas que apostam na vertente de Águas Abertas, em que três nadadores do clube vão medir forças com os melhores especialistas de Portugal. No dia seguinte, no Entroncamento, disputa-se uma Prova de Apuramento, competição ideal para avaliar o estado de forma os atletas, decorrendo ao mesmo tempo, na mesma Piscina, o III Torneio Circuito de Cadetes, onde as destemidas pequenas "piranhas" não vão deixar os seus créditos por mãos alheias...
llllllllll
ATLETAS CONVOCADOS:
lllllllllllll
Dia 9 de Fevereiro - II Torneio "Cidade de Torres Novas": Ana Cordeiro, Inês Margarido, Eliana Martins, Ana Catarina Mateus, Marina Pedro e Joana Santa (femininos); Diogo Carvalho, Rodrigo Costa, David Gorgulho, Ivo Margarido, Miguel Palma e Gonçalo Pereira (masculinos).
llllllll
Dia 9 de Fevereiro - 2º Controlo de Tempo 5km Indoor (Rio Maior, piscina de 50m): Marina Pedro, Joana Santa (femininos) e Gonçalo Pereira (masculinos).
llllllll
Dia 10 de Fevereiro - Jornada de Apuramento de Categorias (Entroncamento): Mª Clara Marques, Ana Cordeiro e Marta Redondo (femininos), Diogo Ferreira, Hugo Gonçalves, Paulo Janeiro, Gustavo Santa, Paulo Silva, Rogério Tavares e Jorge Telo (masculinos).
llllllllllll
Dia 10 de Fevereiro - 3º Torneio Circuito de Cadetes (Entroncamento): Inês Borba, Mariana Guerreiro, Mª João Martins, Débora Patrocínio e Margarida Pereira (femininos), Gil Gonçalves e Henrique Pereira (masculinos).
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Mais novos do CNLA destacam-se em Sines
lllllllll
O facto de competirem no regime "extra-competição" não retirou a motivação aos atletas do CNLA, galvanizados por poderem competir na piscina onde treinam e apoiados por muitos familiares, amigos e curiosos que não quiseram perder esta boa oportunidade de ver a maioria da equipa em acção.
domingo, 3 de fevereiro de 2008
