O nosso maior campeão abraça novo desafio em 2010/2011
Gustavo Santa no Sporting
O atleta que até hoje mais se notabilizou no CNLA está prestes a abraçar um novo desafio na sua ainda curta carreira, mas já tão recheada de sucessos e momentos inesquecíveis. Gustavo Santa (que completou 17 anos no dia 22 de Agosto) vai mudar-se para o Sporting Clube de Portugal (SCP) na temporada 2010/2011, juntando-se aos seus novos companheiros de equipa já durante o mês de Setembro.

É o fim de uma ligação de vários anos ao CNLA, durante a qual o atleta conquistou 17 títulos de Campeão Nacional, foi por oito vezes Vice-Campeão e subiu ainda ao 3º lugar do pódio por seis vezes, num total de 31 presenças nos lugares de honra a nível nacional. Gustavo Santa estabeleceu até hoje dez recordes nacionais (três em piscina curta e sete em piscina longa) e representou a Selecção Nacional em competição também por dez ocasiões, alcançando 14 lugares de pódio na sua carreira internacional (quatro ouros, cinco pratas e cinco bronzes), com destaque para as presenças em competições como o Festival Olímpico da Juventude Europeia (onde até hoje foi um dos poucos portugueses a ser medalhado), Campeonato da Europa de Juniores (onde conseguiu um excelente 4º lugar e três recordes nacionais) e Jogos Olímpicos da Juventude.
O CNLA congratula-se em poder ter contado com Gustavo Santa ao longo destes anos, durante os quais, com os seus sucessos pessoais, contribuiu também decisivamente para a elevação do nome do clube, da Cidade de Sines e da Natação e do Desporto no Alentejo Litoral. Ao atleta, o CNLA endereça os Parabéns por todos os sucessos alcançados até hoje e deseja-lhe os maiores sucessos no seu novo clube, na certeza que estaremos sempre a torcer pelo nosso CAMPEÃO. A nossa porta, essa, estará sempre aberta! FORÇA GUGA! BOA SORTE!
Jogos Olímpicos da Juventude:
a última competição como atleta do CNLA
-

Gustavo Santa nadou pela última vez como atleta do CNLA na 1ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em representação da Selecção Nacional, numa competição que se disputou do outro lado do Mundo, em Singapura, e cujas provas de Nataçãose disputaram entre os dias 15 e 20 de Agosto.
-
O atleta adoeceu nos primeiros dias e a sua primeira prova, onde depositava maiores esperanças de uma boa classificação, acabou por não correr da melhor maneira (400 Livres – 4:07,01 – 20º lugar). Gustavo Santa foi melhorando ao longo dos dias e com o seu espírito combativo foi-se aproximando das suas melhores marcas, sendo 24º nos 200 Livres (1:55,69) e 37º nos 100 Livres (53.76). Esta foi mais uma experiência internacional de alto nível do atleta, que voltou a ter o privilégio de disputar uma grande competição além-fronteiras.