segunda-feira, 28 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Estão convocados 14 atletas: Ana Catarina Mateus, Mª Clara Marques, Filipa Afonso, Joana Santa e Marina Pedro (femininos), Jorge Telo, Paulo Janeiro, Gustavo Santa, Paulo Antunes, Rogério Tavares, Rúben Rosa, Gonçalo Pereira, David Gorgulho e Rodrigo Costa (masculinos).
terça-feira, 22 de setembro de 2009
A Travessia do Sado (Tróia – Setúbal), na extensão de 2,6 Km, disputou-se no dia 19 de Setembro e contou com a participação de nove atletas do CNLA: Ana Catarina Mateus, Mª Clara Marques, Marina Pedro, Isabel Cansado (femininos), Paulo Janeiro, Gustavo Santa, Paulo Antunes, Rogério Tavares e Rúben Rosa (masculinos). A prova constituiu a 7ª e penúltima etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas (CNAA) da Federação Portuguesa de Natação (FPN).
O Rio Sado voltou a revelar o seu “mau feitio”, com as correntes a dificultarem muito a tarefa dos nadadores. Os atletas do CNLA “deram o litro” para resistir à bravura do rio e conseguiram até alguns bons resultados, com a melhor classificação a pertencer a Gustavo Santa (9º absoluto, 1º em Juvenis-A). Ainda em masculinos, seguiram-se Paulo Janeiro (14º absoluto, 1º em Juvenis-B) e Rogério Tavares (15º absoluto, 5º em Juniores). Paulo Antunes e Rúben Rosa não terminaram a prova. Em femininos, Ana Catarina Mateus foi a mais rápida do CNLA a atravessar o Sado (13º lugar absoluto, 6ª em Juniores), seguida de Mª Clara Marques (14ª absoluta, 7ª Júnior) e Marina Pedro (32ª absoluta, 10ª Sénior). Isabel Cansado não terminou a prova mas voltou a demonstrar a bravura dos Masters ao enfrentar sem medo o temível Rio Sado.
David Gorgulho conquista 3 medalhas
e 1 Recorde Nacional em Espanha
--
Rodrigo Costa, privado de competir nos primeiros dias por motivos profissionais, alcançou a 15ª posição nos 200m Bruços (2:45,52) e obteve um bom 10º lugar nos 3 Km em Águas Abertas (38:53), no escalão 30-34 anos. Miguel Beja, por sua vez, carimbou a sua estreia em competições internacionais com o 63º lugar nos 100 Livres (1:04,26) e com participações nos 50 Livres (28,78) e 200 Livres (2:26,84), ele que foi uma das grandes figuras da natação sineense da década de 90. Já Ricardo Silvestre, após a participação do ano passado no Mundial da Austrália, deu mais um passo rumo à consolidação das suas marcas e na aquisição de uma maior experiência competitiva. O Master-B foi 54º nos 100 Livres (1:04,33) e coleccionou participações nos 50 Livres (29,88) e 200 Livres (2:25,11).
Realce ainda para a estafeta de 4x50m Estilos, que competiu no escalão 100-119 anos (nos Masters, os escalões das Estafetas são definidos pela soma das idades dos atletas). Com efeito, o quarteto composto por David Gorgulho (Costas – 29,64), Rodrigo Costa (Bruços – 32,25), Miguel Beja (Mariposa – 31,21) e Ricardo Silvestre (Livres – 29,13) obteve o 6º lugar (2:02,23) na tabela classificativa, que constitui a melhor posição alcançada pelo CNLA em estafetas na esfera internacional.
--
Em breve falaremos aqui no blogue de outras curiosidades e momentos inesquecíveis deste Campeonato da Europa de Masters em Cádiz. Fiquem atentos!
--
Resultados - Piscina
Resultados - Águas Abertas
Site do Campeonato da Europa de Masters - Cádiz, Espanha
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Resultados em Directo--
Site do Campeonato da Europa de Masters - Cádiz
domingo, 13 de setembro de 2009
Nota: desta vez não nos é possível apresentar uma reportagem mais alargada com os resultados de todos os atletas, mas foi sem dúvida um excelente fim-de-semana e estão todos de Parabéns. Confiram todos os resultados nos links abaixo. Aqui fica o nosso pedido de desculpas.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009

- Linhas orientadoras e objectivos da equipa para 2009/2010;
quinta-feira, 10 de setembro de 2009

quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Rodrigo Costa também terminou a prova
--
Grande destaque da comitiva do CNLA para Rogério Tavares, que para além de ter sido o primeiro atleta do CNLA a terminar uma prova de 10 Km, ainda alcançou um resultado de excelência: Vice-Campeão Nacional de Juniores! O atleta completou a distância em 2h16m42s, superando sobre a linha de chegada o atleta que lhe tinha ganho na semana anterior em Porto Santo: Gonçalo Meneses (Vit. Guimarães), perdendo apenas para Saúl Morais (Amadora), que se sagrou assim Campeão Nacional de Juniores. Um grande resultado para Rogério Tavares, que vai lutar pelos primeiros lugares do CNAA no seu escalão até ao final do mês. Quem também entra para a História do CNLA é Rodrigo Costa, que conseguiu terminar a dura maratona de 10 Km em 2h29m08s, tempo que lhe conferiu o 11º posto em Seniores. Missão cumprida!
No outro Campeonato Nacional em disputa - o inédito contra-relógio por equipas - o trio formado por Joana Santa, Paulo Janeiro e Rogério Tavares foi o 1º a partir para os 5 Km, obtendo o tempo final de - 1h07m02s, que correspondeu ao 4º lugar final, a apenas 6 segundos do 3º lugar do pódio, que pertenceu ao Vitória de Guimarães. A vitória nesta prova foi para o Clube Fluvial Vilacondense e o 2º posto para a SFUAP.
--
Nos 5Km, o CNLA também esteve em evidência com o 1º e 2º postos absolutos a pertencerem a atletas do clube, com Gustavo Santa e Paulo Janeiro a darem espectáculo num sprint final emocionante, com supremacia para Gustavo Santa por apenas 27 centésimos de segundo! É também a primeira vez que um nadador do CNLA vence uma etapa pontuável para o CNAA, constituindo mais um marco histórico na vida do clube. Destaque também nestes 5 Km, mas no sector feminino, para Joana Santa, que foi a 3ª classificada absoluta e que liderou a prova durante uma boa parte do percurso. Ainda no sector feminino, Mª Clara Marques foi 7ª classificada e Ana Catarina Mateus obteve o 9º posto, com ambas as atletas a terminarem pela primeira vez a distância. Filipa Afonso, de regresso à competição, conquistou a 11ª posição.



segunda-feira, 7 de setembro de 2009
sábado, 5 de setembro de 2009
--
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
--
ATENÇÃO: há ainda a possibilidade de atletas que não estão nesta lista abaixo venham a ser chamados, consoante possíveis desistências, disponibilidade de transporte, interesse demonstrado em participar e assiduidade nos treinos desta semana. Atletas do CNLA convocados (total de 17):
--
Dia 5 (sábado):
--
10 Km (2) – Rogério Tavares e Rodrigo Costa. Os dois em estreia absoluta na distância e logo num Campeonato Nacional. Grande expectativa para saber se serão os primeiros atletas do CNLA a conseguir terminar a prova!
--
5 Km (8) – Ana Catarina Mateus, Mª Clara Marques, Filipa Afonso, Joana Santa, Marina Pedro, Paulo Janeiro, Gustavo Santa e Paulo Antunes. Estreia nos 5 Km para alguns atletas e um bom treino de preparação para a próxima época para outros. O CNAA começa a aquecer e nesta distância a competitividade costuma ser alta!
--
Dia 6 (domingo)
--
Contra-Relógio por Equipas - 5 Km (3) – Joana Santa, Paulo Janeiro e Rogério Tavares. Estes três atletas têm o privilégio de representar o CNLA nesta estreia dos contra-relógios em AA no nosso país. Atenção que esta prova faz parte do Campeonato Nacional de Águas Abertas, a par dos 10 Km (disputados no dia anterior) e dos 5 Km (Alqueva, dia 13 de Setembro). Espectáculo garantido nas águas da barragem de Castelo de Bode!
--
1,5 Km (4) – Inês Margarido, Isabel Cansado, Miguel Beja e Ricardo Silvestre. Excelente prova para adquirir experiência no domínio das Águas Abertas e, no caso dos masters Miguel Beja e Ricardo Silvestre, adquirir ritmo competitivo para o Campeonato da Europa que se avizinha!
--
800m (3) – Débora Patrocínio, Gil Gonçalves e Vladislav Devaykin. Os mais novos têm aqui a oportunidade de mais uma vez tomar contacto com as AA e de passar um grande dia na barragem de Castelo de Bode, onde a diversão não vai faltar.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
A prova teve um início lento, com nenhum atleta a querer assumir as "despesas" na frente. Com um grupo de cerca de 20 unidades compacto até pouco depois dos 1000m, Hugo Ribeiro (Vilacondense) e Mário Bonança (Sporting) desferiram fortes ataques que desmembraram rapidamente o grupo. A justificar a aposta do clube para o CNAA 2009, Rogério Tavares realizou uma excelente prova e alcançou o 2º lugar em Juniores (12º Absoluto), apenas derrotado por Gonçalo Meneses (Vitória de Guimarães), do qual ficou a apenas 2 segundos. O nadador do CNLA, que cumpriu a distância em 1h05m29s, superiorizou-se a fortes atletas do seu escalão, tais como Saul Morais (Amadora) e Francisco Freitas (Pimpões), que contam já com várias presenças na Selecção Nacional. No que diz respeito aos outros dois atletas do CNLA presentes, David Gorgulho foi o 17º a cruzar a linha de chegada (1h07m09s) e venceu no escalão de Masters-A; e Paulo Janeiro alcançou o 24º posto absoluto (1h11m31s), vencendo a competição no escalão de Juvenis-B.